segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crianças e informática, sintonia



Descobertas sobre a importância da água, peças de computador, reciclagem, mercado de trabalho, meio ambiente, o que isso tudo tem em comum?
Simples, o educador Anfrísio, responsável pelo curso de informática e cidadania.
As crianças montam e  desmontam o computador para conhecer as suas peças, conversam sobre a importância da água e seus cuidados, pesquisam na inernet sobre o Cerrado. A turma da tarde, composta por pessoas mais velhas a procura de uma colocação no mercado de trabalho fazem currículos e aprendem a enviar pela Internet.
Beatriz, educanda da turma infantil, foi sorteada com o computador que ajudou a montar  disse que vai ensinar a mãe, Maria de Jesus, 31 anos." Minha mãe nunca mexeu no computador, agora vai aprender no que vou levar pra casa."


Mudança de Paradigma

Não, não e não.
Nos acostumamos com o não, você não pode, não consegue, ou tomamos as rédeas da nossa vida?
O educador Isaac, CDI Comunidade PROEM, resolveu tomar o NÃO como desafio, com educandos da Escola Parque PROEM, que atende adolescentes em defasagem escolar, e outras situações complexas.
No ano de  2010 desenvolveu diversos cursos, entre eles: Informática e Cidadania Básica, Apoio ao Secretariado e Cidadania, Montagem, Manutenção e Desmonte (responsabilidade ambiental). Os cursos se integraram e os educandos de Cidadania elaboraram os documentos e propaganda para o de Montagem.
Resultados práticos:
  •         Apoio ao Secretariado e Cidadania – levantamento de conflitos dentro da escola; elaboração de ofícios para resolução dos conflitos, exemplo: Conflito – educandos reclamavam a falta de bola nos horários livres e muitos fugiam da escola, Solução – ofício solicitando a liberação da bola à direção da Escola Sra dos Anjos. Resultado –Dos Anjos disse que os ofícios abriram ainda mais a conversa com os alunos da escola, e agora as fugas diminuiram.
  •         Montagem, Manutenção e Desmonte – necessidade de uma atividade com geração de renda e empoderamento. Resultado – todos os que iniacram o curso terminaram, montaram seu computador, estão organizando a oferta do serviço a comunidade local. Reconhecidos na escola pelo comprometimento.

Todas as atividades aconteceram com apoio do CDI DF e seus parceiros, em especial Diogo (Zero Impacto) com oficina de desmonte e cuidado ambiental; os educadores Anfrísio (CDI Comunidade Casa de Livia) e Alexandro (CDI Comunidade Casa São José) com instalação de software livre; e todo corpo da Escola Parque PROEM que participaram em todo o processo.

De graça é melhor ou não tem valor?


-“Fiz diversos cursos de informática, dois pagos e esse com a Karla, aqui no CRAS. Posso dizer com segurança que esse,  gratuito, foi o melhor.” Com esse depoimento Lúcia, funcionária administrativa do CRAS Núcleo Bandeirantes abriu a formatura da última turma realizada no CRAS pela parceria SECONCI & SEDEST & CDI DF.
Diversos ex educandos foram se despedir da educadora Karla Oliveira, que há mais de 7 anos é educadora social pela metodologia do CDI, segundo Karla –“A metodologia do CDI nos faz mais que instrutores somos pessoas que trabalham com pessoas, somos humanizados!”
A presença de pessoas de turmas antigas pode comprovar esse discurso, pessoas que entraram no mercado de trabalho, pessoas que resolveram tentar novamente, voltaram a estudar e seu mais recente caso de sucesso a Dona Nilda, que entrou para fazer o curso de informática sendo analfabeta e hoje está matriculada no EJA.
Karla, em todos os anos como educadora, teve seus projetos e ações em destaque na REDE CDI por sua sensibilidade de  trabalhar com seus educandos em um movimento horizontal de participação, mobilização e transformação.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Encontro de educadores sociais - Premiações

O início das aulas de informática parecia normal para educadora Karla Oliveira no Cras Núcleo Bandeirantes, mas uma aluna chamou a atenção após desabafar na primeira semana de aula  que tinha colado na atividade e era analfabeta. Saiba mais dessa história

Com esse relato de superação a educadora Karla ganhou o prêmio de melhor ação do ano de 2010 na REDE CDI DF.

Valdirene (13 anos) e Luzia (15 anos) foram premiadas com segundo lugar, as educadoras trabalham com outras 50 crianças do Orfanato Filhas de Maria no CDI Comunidade, e conseguiram apesar da pouca idade, mobilização das crianças em questões ambientais, reforço no aprendizado com atividades na Informática.

O educador Isaac está mudando as perspectivas de futuro com geração de trabalho e renda e valorização das potencialidades dos adolescentes que fazem parte do PROEM, participantes do curso de Montagem Manutenção e Desmonte, premiado em terceiro lugar.

Outras apresentações de impacto fizeram parte do evento: HABRA – educador Wilson com projeto de Pequenas Empresas desenvolvidas por seus educandos;  ASP – educadores Jane e Rubens – com as diversas atividades desenvolvidas durante o ano em especial para o Aniversário de Brasília.Palestras com representantes do CASE Social falando sobre entrada no mercado de trabalho no projeto Menor Aprendiz abrindo oportunidades aos adolescentes, Zero Impacto apresentando a parceria na solução com o resíduo eletro eletrônico;  Rafael Querrer, representando os formando de Comunicação da Universidade Católica apresentando as alterações no Blog e outras ferramentas das redes sociais.

O Encontro de Educadores aconteceu no Clube Naval de Brasília, que cedeu suas instalações para o evento.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lixo tecnológico, novas perspectivas

Informação muda perspectivas. Saber o quanto vale uma placa de computador, o custo para descarte de um monitor pode fazer toda diferença na hora da compra e do descarte, com esse desafio levamos a todos que circularam pelo Anexo do Palácio do Buriti, Brasília, vídeos, artesanato, QUIZ e muito mais entre 8 e 12 de novembro.
A participação dos funcionários de limpeza e segurança, seu interesse no assunto participando do QUIZ sobre o lixo tecnológico os motivou a pensar em uma forma de recolher os equipamentos e transformar o problema em geração de renda.









A Zero Impacto, empresa de gerenciamento de resíduos tecnológicos, parceira do CDI DF, colocou um ECO Ponto para descarte de equipamentos inservíveis, os equipamentos em condições de uso foram encaminhados para o CDI DF para serem encaminhados para as Comunidades Parceiras.


Matéria do Correio Braziliense.


Participaram do evento os educadores Wilson Soares, com sua turma de 40 educandos (HABRA), Karla Oliveira (SECONCI), Isaac Zaks com 2 educandos (PROEM), Luzia e Valdirene (Filhas de Maria), Anfrísio (Casa de Lívia).





quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dos jardins do TCU para faculdade

Novas perspectivas, novos sonhos, um novo horizonte!

Quando Cleuber Vieira, jardineiro do TCU (Tribunal de Contas da União), se formou em julho já estava cheio de idéias, após a formatura no curso básico de informática e cidadania entrou como monitor nas aulas do curso, ele quer apoiar seus outros colegas a aproveitarem a chance. 

Agora é a vez dele de novo, vai fazer vestibular para curso a distância de Psicologia animado ao ver a colega de sala, e também voluntária, Sônia que iniciou o curso de Ciências Contábeis em agosto e está encarando de frente o novo desafio com sonhos de um futuro diferente.

Sônia disse que sem o curso oferecido pelo TCU em parceria com o CDI ela não teria tido a coragem nem o conhecimento para encarar essa nova jornada, agora ela sabe que pode mais!


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lixo tecnológico, o que fazer com ele?

Entre os dias 8 e 12 de novembro no anexo do Palacio do Buriti - Brasilia - DF. O CDI DF receberá equipamentos fora de uso, ministrará palestras e realizará um QUIZ sobre os Residuos Eletro eletrônicos. Participe!
Parceria com a Empresa de Reciclagem Zero Impacto 
OBS.: Não recebemos monitores por falta de espaço para  estocar e sua reciclagem tem custo de R$7,00 (caso queira descarta-lo)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Formando agentes de transformação

-”Aqui nós aprendemos com dinâmicas, com prática, com ações que fazem sentido na nossa vida. Aprender assim é fácil!”,
com esse depoimento Jonathas,  educando  que se formou no CDI Comunidade HABRA resumiu, sua impressão sobre o curso.
Os educandos dessa turma, formada pelo educador Wilson,  montaram uma micro empresa, mobilizaram a comunidade sobre questões ambientais e agora participam da parceria do CDI&HABRA&UniCEUB onde estão tendo orientação profissional.
Os educandos estão sendo encaminhados para o mercado de trabalho, junto ao CASE Social. (parceiro do CDI) e outros.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Descarte correto e responsável

Mônica Aquino procurou o CDI DF para levar equipamentos fora de uso, alguns funcionando e outros não para que déssemos a destinação, mas quando explicamos que não recebemos mais monitores, pois tem um custo para ser descartado ela perguntou na mesma hora: -“Quanto custa o descarte correto?”, informamos que o custo atual é de R$7,00 por monitor e ela respondeu: -“É justo.” A foto documenta o momento que Mônica entrega seu descarte a paga feliz a cota para não poluir mais o meio ambiente em que vivemos.
Resíduo, lixo tecnológico, REEE, lixo eletrônico, não importa o nome que seja chamado, ele existe e faz parte do nosso cotidiano, na hora de "jogar fora" o que fazer? Como fazer?
Com certeza você já se viu com um celular em mãos que não valia mais consertar, comprou um micro novo e tem para quem doar o antigo, que ainda funciona bem, mas o joguinho novo pede uma máquina mais possante, e para quem doar? Ou onde descartar o inservível?
O governo começou a andar em relação a legislação, mas medidas práticas ainda são poucas. O CDI recebe equipamentos de informática em funcionamento para seu projeto de informática e cidadania em comunidades de risco social e encaminha para a Zero Impacto os inservíveis com a garantia de descarte adequado e reciclagem.
Sabendo dos riscos tóxicos que esses equipamentos possuem tais como: Chumbo – Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo, podendo levar à morte, Cádmio – Causa envenenamento, danos ao coração, ossos, rins e pulmões, Mercúrio – Causa danos cerebrais e ao fígado, entre outros, pense antes de descartar, e antes ainda, pense antes de consumir.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Banda Larga e o desenvolvimento social


O Plano Nacional de Banda Larga quer levar e garantir o acesso de todos os brasileiros, mas não basta fazer com que a rede. É preciso fazer com que as pessoas saibam usar a internet para o desenvolvimento próprio e da sua região. Quem nos dá esse alerta é Andréa Portugal, coordenadora de projetos sociais do Comitê para Democratização da Informática do DF.

Acesse o link e assista a reportagem veiculada pela NBR dia 13 de outubro de 2010
http://www.youtube.com/tvnbr#p/u/13/Gq5NxWT_I2M
No link abaixo a entrevista que foi veiculada na VOZ do Brasil, dia 23 de setembro de 2010.

http://migre.me/1qN6C

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Informática e Meio Ambiente - ENO TREE PLANTING DAY

Tanta poluição, queimadas, secura, nascentes secando, água escassa. A pergunta é: O que podemos fazer? Somos responsáveis?
Primeiro desafio, a escolha de uma frase que sintetizasse o Pensar Global e Agir Local, tivemos como vencedora a frase do CDI Comunidade Casa São José – “Plante uma árvore, colha vida”
Segundo desafio, como cada comunidade poderia atuar  e sensibilizar seus participantes?
Muitas atividades foram desenvolvidas: Versos, teatro, folder, cartazes, palestras e pesquisas firam algumas atividades que aconteceram dia 21 de setembro. Quer ver mais, acesse (http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001601533480&v=photos)
Com a participação especial do Embaixador da Finlândia, Sr. Jarí Luoto, o CDI DF promoveu junto a 13 CDIs Comunidades o Dia Internacional do Plantio, ação fomentada pelo ENO (http://www.enotreeday.net/).
Diversas atividades foram desenvolvidas sobre a importância da preservação do nosso Bioma Cerrado, onde contamos com o apoio do Prof. Diogo da Fazenda Água Limpa da UnB, Profa. Cássia Munhoz, UnB, como palestrante sobre o CERRADO, passeio guiado pelo CERRADO pelos alunos de engenharia florestal do Prof. José Roberto Pinto, doação de 100 mudas nativas para plantio no dia 21 de setembro de 2010 em 11 comunidades.
CDIs Comunidades: PROEM, Casa de Lívia, CRAS Núcleo Bandeirantes (apoio SECONCI), HABRA, Casa São José, FIlhas de Maria, PET Buritis,  PA Itauna, Escola Felipe de Lyon,   Associação Viver, ASP

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Orientação Profissional

Qual caminho escolher para o sucesso profissional? Como se apresentar para uma entrevista de emprego?  Damarys de Santana (16 anos) - "Minha expectativa é muito alta. Eu não sabia mais onde procurar emprego, enviei currículos para vários lugares, mas nunca tive sucesso. Acho que não sabia me portar nas entrevistas. Acredito que vou ser uma pessoa importante e conseguir dar uma casa para minha mãe e ainda mais."

A parceria de 4 anos do CDI DF com o CENFOR, UniCEUB se estende este semestre no atendimento direto aos educandos do CDI Comunidade HABRA. Eles farão treinamento com as formandas do curso de psicologia do UniCEUB onde terão: Palestras sobre mercado de trabalho; Oficina de produção de currículos; Aplicação de testes psicológicos com foco profissional; simulação de entrevistas, etc. Acontecerá do dia 24 de setembro ao dia 19 de novembro.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CDI DF faz parte do quadro: "Posso ajudar?"

O Posso Ajudar? desta sexta-feira no Bom Dia DF (Rede GlOBO) (10/9) mostra o trabalho do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) – organização que promove inclusão social via inclusão digital.

Atualmente, eles mantêm 38 escolas CDI Comunidade funcionando no Distrito Federal e Entorno. São espaços que levam conhecimento sobre informática para cerca de seis mil pessoas por ano.

“Pode ser uma associação de moradores, uma escola pública, podem ser até terceirizados de uma grande empresa que querem entender um pouquinho da informática, mas não têm acesso”, explica a coordenadora de projetos sociais do CDI, Andrea Portugal.
Saiba mais assistindo na íntegrahttp://bit.ly/9qwuvo

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Transformando jardineiro de flores em jardineiro de pessoas


Clauber Vieira, jardineiro do TCU (Tribunal de Contas da União), após a formatura no curso básico de informática e cidadania será mais um voluntário nas aulas do curso.
A Escola de Informática e Cidadania do TCU entregou na última sexta-feira (20) os certificados de conclusão do curso básico de informática para quatro turmas, com mais de 50 funcionários terceirizados do Tribunal.
A iniciativa faz parte do programa de inclusão social, que conta com a ajuda de  servidores voluntários.
Esteve presente na cerimônia o assessor Paulo Henrique Ramos Medeiros (do gabinete do ministro Ubiratan Aguiar), que parabenizou os alunos.
Medeiros ainda enfatizou a importância de estudar e de ter um conhecimento tecnológico independentemente da profissão de cada um. “O curso de informática tem que ser visto como um meio. É preciso saber que a tecnologia pode auxiliar não só na vida profissional
como no dia a dia de qualquer ser humano”, disse.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário-geral de Administração, Fernando Luiz Souza da Eira, o secretário-adjunto de Administração, Carlos Roberto Caixeta,
e o secretário de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Antônio Quintino Rosa.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Encontrão - Agosto 2010

Foi realizado nessa sexta-feira, dia 06 de Agosto de 2010, o primeiro Encontrão de EICs (Escolas de Informática e Cidadania), evento realizado pelo CDI, com total apoio do Clube Naval, disponibilizando a estrutura do local onde ocorreu o evento. Participaram educadores sociais e coornadores das EICs: Assentamento Itaúna, Casa de Lívia, Casa São José, CRAS - N. Bandeirante, Estação Águia, Felipe de Lyon, Filhas de Maria, Politech Solidária e SECONCI.


As atividades foram coordenadas por Andrea Portugal e Brian Santos, com apoio de Maurício Valério, ambos do CDI, e de Dimas e Gleison, funcionários do Clube Naval.

Tivemos a participação especial da mestranda da UnB, Anna Kilson, com a palestra sobre Ocupação Urbana no DF e os Impactos Ambientais, em busca da mobilização das EICs para a consciência cidadã da nossa realidade. Logo após, tivemos um Quiz sobre Lixo Eletroeletrônico bem como uma apresentação sobre o mesmo, realizada pela Andrea Portugal.



Foram realizadas dinâmicas de reconhecimento do grupo e também dinâmicas em busca do fortalecimento das parcerias entre as EICs e o CDI, contemplando o que precisa ser melhorado por ambas as partes, ajudando a direcionar o trabalho de todos em busca de melhorias.



E para finalizar, utilizamos uma reportagem do Olhar Digital e o documentário InProprietário, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Johnata Rodrigo de Souzade e Daniel Pereira Bianchi, ex-estudantes do Centro Universitário FIEO - UNIFIEO, para dar início ao desenvolvimento das atividades de Software Livre nas EICs. Com o grande apoio do nosso educador Danilo Bontempo, da Politech Solidária, que ministrou a atividade, encerramos o dia com exposição, debate e uma pequena oficina utilizando a distribuição Linux denominada Ubuntu.





terça-feira, 3 de agosto de 2010

Trabalhando com as doações dos Equipamentos de Informática


Com a sanção da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a discussão sobre o descarte dos equipamentos de informática vindo à tona o CDI DF aumentou o recebimento dos equipamentos e do lixo eletrônico de pessoas e empresas preocupadas com o descarte adequado. 
Mas a questão continua..... será que o CDI pode dar conta de encaminhar e descartar toda essa doação, sem apoio de empresas, pessoas físicas e governo?
Para isso o CDI DF conta com voluntários, que doam parte de seu tempo para recondicionar os equipamentos que vão para os CDIs Comunidades, espaços dentro de instituições onde são ministradas aulas de informática e cidadania e outras atividades de apoio a comunidade  que usufruem de serviços como : impressão de currículos e/ou envio pela internet entre outros.
Como melhorar essa ação?  

Os CDIs Comunidades estão se fortalecendo com os seu cursos de Montagem, Manutenção e DESMONTE,  mais pessoas estão sendo capacitadas para geração de renda e descarte adequado. O DESMONTE se for realizado da forma correta evita o envio de componentes tóxicos ao lixão e gera renda para as comunidades.

Se as empresas, que precisam trocar seu parque tecnológico ou engajadas em movimentos sociais,  adotassem algum CDI Comunidade ou o CDI  Regional, fortaleceria ações em mais de 37 comunidades.
Quem quiser participar dessa nossa nova empreitada, econômica e ambiental, entre em contato e nos pergunte como. Seja nosso parceiro!
 Veja um pouco do nosso trabalho na reportagem da no http://migre.me/12dRx

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Doação de Equipamentos de Informática

O CDI DF recebe em sua sede, situada no SDS Edifício Venâncio VI, doação de equipamentos de informática que serão recondicionados e farão parte das Escolas de Informática e Cidadania onde cada computador pode formar até 12 pessoas por ano. Contato (61) 3322 7233
Os equipamentos inservíveis são encaminhados para a Zero Impacto para descarte e reciclagem adequada. (lixo eletrônico, sucata tecnológica, resíduo  de equipamentos eletrônicos)


OBS.: No momento não estamos aceitando monitores.
Pense bem antes de comprar . 

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lixo Tecnológico em pauta na 22ª FEICOM


Palestra Lixo Tecnológico e a 22ª FEICOM

A FEICOM, maior feira da Indústria, Comércio, Agropecuária, Serviços e Turismo do Distrito Federal está alinhada com as questões ambientais e convidou o CDI DF e a Zero Impacto para levar a conhecimento público a questão do resíduo eletroeletrônico e os impactos ocasionados pelo descarte de forma inadequada dos equipamentos de informática.
Estiveram presentes as palestras a Sra. Danielle Moreira da Associação Comercial do Distrito Federal e a Sra. Juliane Berber, do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal/SLU que se interessaram em formar parcerias para levar a questão a todos os pontos do DF. A feira busca dar oportunidade aos pequenos empreendedores e os empreendedores sociais, e vai funcionar até o dia 4 de julho. Estão recebendo equipamentos de informática em desuso em troca de mudas no espaço da Zero Impacto.

EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E CIDADANIA com Usuários da Saúde Mental

A convocação da IV Conferência é fruto direto da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, realizada em setembro de 2009, e está reunindo trabalhadores da saúde, usuários do sistema de atendimento à saúde mental, movimentos sociais e agentes governamentais de diversos setores.
O CDI, representado por Andréa Portugal, foi convidado a compor o painel do Eixo 3 que fala sobre "Educação, Inclusão e Cidadania" pautado na experiência desde 2000 realizada pelo CDI RJ.
A experiência do CDI dando voz aos usuários dos CAPs, fazendo sua formação como educadores sociais, ajudando na inserção social, tem destaque como experiência positiva dentro do sistema.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Homenagem aos 10 anos de atuação do CDI DF

No dia 14 de junho foi realizada uma Sesão Solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, proposta pela Deputada Distrital Erika Kokay, em homenagem aos 10 anos de atuação do CDI DF no Distrito Federal e Entorno.
Foi um momento de emoção que contou com a participação de diversos educadores que se viram retratados no vídeo apresantado com as ações realizadas, e dos representantes das Instituições parceiras presentes a mesa Sra. Vitória Garófalo e a Sra. Wanda Maciel, responsáveis respectivamente pelas 5ª  e 2ª Escolas de Informática e Cidadania (EIC) aberta em parceria com o CDI DF, escolas atuantes desde a abertura do CDI até a presente data.
Tivemos a honra de contar ainda com a Sra. Berenice Silva, representando o Embaixador da Finlândia, parceiro do CDI DF há 5 anos, Sr. Felipe Rizzo, ex-presidente do CDI DF, e das fundadoras Gloria Chemin e Vera Valente. O Sr. Marco Ianniruberto, presidente do CDI DF agradeceu a homenagem e o apoio de todos os presentes.
Tivemos ainda a honra de contar com a presença de diretores de instituições que possuem EICs que foram compartilhar do momento, Sra. Natanri Osório, da ASP, Sr. Walder, da ONG Cataventos, Sra Antônia, ddo Lar Fabiano de Cristo, Sra. Andreia Nascimento, dos InstitutoAmigos do Volei, Sr. Fábio, do SECONCI.

Erradicação do Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é conhecido como o dia mundial contra o trabalho infantil. Para a ocasião, o PET/SER/UNB, CDI DF e a Associação Viver tomaram a iniciativa de realizar uma grande mobilização na cidade Estrutural, visando abordar a problemática na comunidade.
Para mobilizar a comunidade da Cidade Estrutural, Brasília - DF quanto a essa data, foi realizado um concurso artístico para as crianças e adolescentes moradoras da Estrutural e uma grande atividade no dia 12/06 para todas famílias, que contou com a premiação do concurso, apresentações culturais, oficinas, brinquedos infláveis, esportes e muito mais!
Na oficina do CDI DF os participantes puderam deixar sua opinião sobre o tema e aprender a usar algumas ferramentas da informática.
Link para download das opiniões colhidas no evento

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ResíduosEletroeletrônicos, responsabilidade de todos nós


Levantando a discussão, especialmente sobre os resíduos de equipamentos de informática, o CDI DF foi convidado realizar uma palestra sobre o tema: "Resíduos Eletroeletrônicos, responsabilidade de todos nós" no Festival Latino americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) que aconteceu no dia 24 de Abril de 2010 na FAJESUTaguatinga Norte, DF. http://flisoldf.blog.br/2010/

Contando com a participação dos estudantes e pessoas ligadas a discussão do software livre e outros temas ligados a tecnologia a palestra correu em forma de um grande bate papo e o CDI DF, representado por Andrea Portugal, apresentou dados sobre o impacto da crescente produção do "lixo tecnológico" e a falta de destinação correta.

O CDI está discutindo o tema desde 2007 sendo que em 2008 foi o tema de trabalho em toda sua rede (www.cdi.org.br), agora em 2009 foi criado um grupo para debate específico para o tema dentro da rede para definir ações concretas. 

O CDI recebe em toda sua rede doações de micros que possam ser reutilizados de forma a promover a inclusão social via inclusão digital, desta forma é visto como a primeira opção para de destinação social e extensão da vida útil dos equipamentos recebidos.

Atualmente o CDI participa de um Grupo de Trabalho junto ao CONAMA para discutir a legislação e sua aplicabilidade.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brasília outros 50 e o CDI DF estava lá

Dia 21 de abril com muito movimento, pessoas felizes com o feriado e com a possibilidade de festejar os 50 anos de Brasília de forma autêntica e alternativa no Espaço FUNARTE.

A oficina de reutilização da sucata tecnológica, ministrado pela voluntária Fernanda Oliveira, sucesso absoluto e abriu espaço para discussão sobre o tema.

Partindo da frase: “Todo mundo pode mais para Brasília que queremos” tivemos a participação das instituições HABRA, com entrevistadores e as senhoras da 3ª idade, Cataventos com textos e reflexões sobre Brasília, Filhas de Maria com desenhos de suas crianças, ACM versos sobre Brasília, Centro de Progressão Penitenciária com frases de mudança pessoal, ASP trabalhou Brasília como um todo entre maquetes, desenhos, etc, Casa de Lívia com vídeos.
O CDI DF agradece em especial aos voluntários que fizeram acontecer as atividades no evento, em especial ao Wilson Soares, Fernanda Oliveira, Sammia Poveda, Jane Zanchet, Alexandre Dourado, Gerardo Sánchez, Marco Ianniruberto.