segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Expedição Investigativa - Mergulho Na Comunidade


Educadores em Formação Inicial realizaram uma expedição Investigativa no Setor Comercial Sul, Brasilia - DF. A prosta foi baseada na idéia de Otto Lara Resende: Procure olhar tudo, como se fosse a primeira vez.  

Realizou-se uma viagem, uma expedição de reconhecimento pelos vários lugares do Setor Comercial para trazer informações, descrições e relatos sobre a experiência, fotografando, filmando e conversando com diferentes pessoas da comunidade.
 

As expedições investigativas têm por finalidade identificar e re-significar os territórios nos quais as pessoas residem, circulam, aprendem, se divertem, consomem e convivem, de maneira a mapear as potencialidades do local, de seus habitantes, promovendo aprendizagens, possibilitando o prazer de descobrir e compreender, e ampliando as possibilidades de intervenções.


Propõe diálogo e combinação entre as experiências, interesses, desejos e saberes dos educandos suas possibilidades de criar, inventar e intervir em seus territórios sejam esses os territórios do grupo, da escola, da comunidade ou da cidade.

Permite que educandos e educadores estabeleçam novas relações com seu entorno, além de compreender e construir projetos de vida e de pertencimento.

Exercita o olhar crítico investigativo promovendo a inquietação dos educandos e educadores com relação aos problemas, riquezas e demandas de sua comunidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário