sábado, 30 de abril de 2011

Oficina de Tecnobjetos

O mundo de hoje como o conhecemos fica difícil pensar em qualquer atividade sem o uso da tecnologia, mas como tudo quando temos o bônus o ônus vem sempre junto, de forma muitas de forma subjetiva. 
O avanço da tecnologia gera junto com ela um aumento dos resíduos de equipamentos eletro-eletrônicos, esse tipo de "lixo" aumentou 3 vezes mais que o lixo comum nos últimos tempos e o seu descarte ainda é problema em todas as esferas, indústria, comércio, importação e usuário final, apesar da Política Nacional dos Resíduos Sólidos ter sido sancionada em 23 de dezembro de 2010 a regulamentação ainda está sendo discutida e o prazo de não haver mais "lixões" a céu aberto e destinação adequada em agosto de 2014 parece muito ousado.

O CDI DF como fomentador do uso da tecnologia para transformação social, se sente responsável em refletir e articular formas de contribuir na diminuição do descarte irresponsável. Recebemos doações de equipamentos em condições de uso para aulas de informática com cidadania junto as comunidades de baixa renda e risco social e o resíduo ocasionado pelo descarte final temos a opção de transformar em objetos para geração de renda ou encaminhar para empresa de responsabilidade ambiental para reciclagem. Junto a sociedade fazemos a reflexão nos 5Rs:
  • Reduzir
  • Repensar
  • Reaproveitar
  • Reciclar
  • Recusar consumir produtos que gerem impactos sociambientais significativos
Antes de comprar verifique se o fabricante realiza a logistica reversa, ou seja se ele se responsabiliza em dar a destinação correta e tem postos de coletas para o envio do equipamento no final de sua vida útil.


A Oficina de Tecnobjetos é nossa oficina para este mês de Abril. Participação de profissionais dos CDIs-Comunidades: educadores, coordenadores e pessoas ligadas diretamente e indiretamente ao trabalho do CDI-Comunidade, além de artesãos ou mesmo pessoas ligadas a artes para agregarem com esse trabalho.
  • Objetivos: fornecer repertório técnico no manejo de peças descartáveis do computador para a produção de objetos de arte ou mesmo de utensílios práticos – geração de renda e empreendedorismo -; além disso, elementos de compreensão do reuso e do consumo consciente de equipamentos eletrônicos e, ainda, os riscos a saúde e ao meio ambiente do seu mau uso.
  • Quando:  Dia 29 e 30 de Abril – Sexta –feira e Sábado, das 9h às 17h. 
  • Local CDI DF
Participação de representantes dos seguintes CDIs Comunidades:HABRA, EFLY, HUMANIZE, Associação Viver, Orfanato Filhas de Maria, PETI Buritis, ACM, Casa de Lívia, Assentamento Itauna, com a a participação de 12 educadores sociais.
Responsável pela oficina é Fernanda Oliveira que participou do CDI DF desde 2001 até 2010. Em 2008, estimulada pela campanha : "Lixo Tecnológico o que  fazer com ele?", lançado pelo CDI desenvolveu técnicas aproveitando sua expertise em artesanato para trabalhar com os resíduos de equipamentos e  hoje é consultora em oficinas que fazem a reutilização trabalhando a responsabilidade ambiental e geração de renda.


Blog: tecnobjetos.blogspot.com
Twitter: @tecnobjetos
E-mail: tecnobjetos@gmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário